HOME PAGE JAVASCRIPT
Botões Cálculos Datas Essenciais Janelas Flutuantes Menus
HTML CSS FLASH PHP ASP GERADORES CORES MISCELANEA Contato  






Conceitos

O que é  World Wide Web?
A World Wide Web (WWW), designada habitualmente apenas por a Web, é uma rede composta por vários computadores que se comunicam utilizando uma linguagem comum chamada de HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto).
Todos os computadores que estão ligados à Web podem se comunicar uns com os outros.
A comunicação entre os computadores que estão na Web faz-se usando o protocolo padrão HTTP ("HypertText Transfer Protocol,") que significa: Protocolo para a Transferência de HiperTexto.


Como funciona a WWW?
A Web funciona basicamente com dois tipos de programas: os clientes e os servidores.
Os computadores usados para ler as páginas da Web são designados por clientes da Web, enquanto os servidores ficam responsáveis por armazenar e permitir o acesso ao conteúdo da rede.
Os clientes da Web usam um programa de software designado por browser (ou navegador) para apresentar as páginas graficamente. Os Navegadores mais populares são o Google Chrome, Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Safari.
Na Web a informação é normalmente guardada em documentos designados por páginas da Web.

Uma página na WEB nada mais é do que um arquivo texto no formato txt, mas que é salvo com extensão HTM ou HTML. 
Se você escrever um texto qualquer no * Bloco de Notas do Windows e depois salvar com extensão HTM, você vai ter uma página que poderá ser aberta por um navegador, como o Internet Explorer, Mozilla, Netscape Navigator, Opera e outros.
* Você pode usar qualquer editor de texto, porem é necessário mexer na caixa de diálogo Salvar Como e definir como somente texto. Caso contrário nenhum navegador será capaz de interpretar e carregar o documento


Como o Navegador vai buscar as páginas?
O que o navegador faz é requisitar um arquivo para um servidor. Se a informação pedida realmente estiver armazenada naquele servidor, o pedido será enviado de volta e mostrado na tela do navegador.
Com outras palavras:
O Navegador faz um pedido ao servidor da Web que armazena a página que se quer ver.
O pedido, que contém o endereço (URL) da página desejada, é enviado usando o protocolo padrão HTTP.
O endereço (URL) tem um aspecto semelhante a este:http://www.umsitequalquer.com/pagina.htm


Como é que o Navegador faz a apresentação das páginas?
As páginas contêm instruções que descrevem a forma como devem ser mostradas.
O navegador lê as instruções e usa-as para desenhar uma representação gráfica do conteúdo da página.
A forma usada para escrever essas instruções baseia-se na linguagem HTML.

HTML  - é a linguagem utilizada para criar páginas da WEB, e tem como característica dividir o texto em várias áreas funcionais identificadas por TAGS (ou marcadores).

Uma página HTML contém comandos embutidos que fornecem informações sobre a estrutura, aparência e conteúdo da página. Os navegadores da Web usam estas informações para determinar como exibir a página. 

NAVEGADOR - É o programa que o usuário usa para obter e exibir páginas da Web. Programa que pode interpretar a marcação dos documentos HTML, formatando-os e exibindo-os na tela do monitor do usuário. Os documentos HTML processados por um navegador são chamados páginas.