HOME PAGE JAVASCRIPT
Botões Cálculos Datas Essenciais Janelas Flutuantes Menus
HTML CSS FLASH PHP ASP GERADORES CORES MISCELANEA Contato  






Estrutura

TAGS - Todo documento HTML é composto por elementos denominados TAGS delimitados pelos sinais  menor < e maior >  os quais são responsáveis por informar ao navegador sobre a estrutura do documento e sobre a forma como a página deve ser apresentada graficamente.

Todo documento HTML deve possuir alguns comandos que identifiquem o texto como uma página para o navegador. Esses comandos geralmente precisam ser especificados aos pares, abrindo e fechando uma área do programa. Geralmente para cada TAG de abertura existe uma TAG  de fechamento, como por exemplo <TITLE> </TITLE>. As TAGS de fechamento possuem uma barra /.

Na Tag de abertura além do nome do elemento poderão ser especificados os seus atributos quando se fizerem necessários.
Um atributo é especificado pelo nome e respectivo valor da seguinte forma: nome="valor".
Uma Tag cujo elemento desejamos especificar um atributo fica com a seguinte grafia:
Exemplo genérico: <elemento nome="valor">
Exemplo prático: <body bgcolor="0000FF">. Esta Tag informa ao navegador que o corpo da página (body) deverá ter a cor de fundo (bgcolor) na cor correspondente ao do código 0000FF (azul).

Tudo o que se encontrar entre as etiquetas (TAGS) de abertura e de fechamento faz parte do conteúdo do elemento.
Exemplo: <i>Minha página</i>
O elemento da tag de abertura (i) informa ao navegador que o conteúdo do elemento (Minha página) deverá ser apresentado em itálico.

  • Em HTML as tags podem ser escritas com letras maiúsculas ou com letras minúsculas. Os resultados serão os mesmos porque o HTML não diferencia maiúscula de minúscula, ou seja o HTML não é case sensitive..

  • Os atributos só podem aparecer nas etiquetas de abertura.

  • Os valores dos atributos devem ser sempre colocados entre aspas ou apóstrofos.

  • No caso em que a representação gráfica do atributo deve ser apresentado com aspas, então o valor do atributo deverá ser envolvido com apóstrofos. E vice-versa.
    Exemplo: alt='Ela disse: "Meu Gatinho!" ' ou title='Ela disse: "Meu Gatinho!"', o uso de um ou outro dependerá do navegador, eu uso os dois ao mesmo tempo :-)
    Ela disse: "Meu Gatinho!"

  • Um atributo deverá estar separado de outro por pelo menos um espaço.

  • Quando encontra dois ou mais espaços seguidos, o HTML trata-os como se fossem um único espaço.

Abaixo temos a ordem de TAGS obrigatórias para a estrutura de um documento HTML.

<HTML>
<HEAD>
<TITLE> </TITLE>
</HEAD>
<BODY>
</BODY>

</HTML>

            O comando <HTML></HTML> -  todo o documento HTML deverá estar contido dentro desse comando. Um documento HTML inicia sempre com o tag <HTML> e termina com o correspondente </HTML>, para indicar que tudo que se encontra dentro destas duas instruções deverá ser considerado como um documento no formato HTML. Na prática é como se disséssemos ao Navegador: este é o inicio de um documento HTML "<HTML>" e aqui termina o documento HTML "</HTML>".

            O comando <HEAD></HEAD> é usado para especificar diversas características e informações lógicas das páginas. Normalmente, na seção HEAD utilizamos as tags que influenciam configurações que não são de conteúdo para as páginas, isto é, os chamados "diretivos" da HTML  tais como: titulo, Meta comandos, folhas de estilos. Na seção HEAD também se colocam scripts que serão chamados em resposta à ação do usuário.

            O comando  <TITLE></TITLE> é o título da página e é exibido na barra de títulos do navegador. No canto superior esquerdo do seu navegador (barra de títulos) está escrito "KITHOMEPAGE.COM - HTML - Estrutura HTML" porque é isso que está escrito entre as TAGS <TITLE> e </TITLE> deste documento. Ao se adicionar uma página aos favoritos ela é referenciada com o nome do título da página . É através deste título que a página é referenciada em pesquisas pela rede. As normas oficiais que definem o padrão HTML não prevêem um limite para o comprimento do título, todavia se recomenda não exceder 64 caracteres, pois alguns navegadores poderão não exibi-lo corretamente.

            O comando <BODY></BODY> envolve  elementos  responsáveis pela composição do corpo da página. 
 
<BODY> 
Tudo que for digitado neste espaço, é o que aparecerá na sua página, exceto as palavras que estiverem entre os sinais de maior e menor <  > porque são entendidas como comandos.
Neste espaço podem ser inseridos cabeçalhos, parágrafos, listas, tabelas, links, imagens, formulários, animações, vídeos, sons e scripts.
</BODY>

Nem sempre diferentes navegadores exibem a mesma apresentação em cada página.  Cada navegador poderá interpretar os dados de uma forma diferente. Para obter o máximo de benefício você deverá ter as versões mais recentes do seu Navegador.