HOME PAGE JAVASCRIPT
Botões Cálculos Datas Essenciais Janelas Flutuantes Menus
HTML CSS FLASH PHP ASP GERADORES CORES MISCELANEA Contato  






Primeira página

Se o seu objetivo é adquirir conhecimentos que lhe permitam criar páginas com competência, então deve aprender HTML usando um editor de texto.

Muitas pessoas acham que a forma mais fácil de criar e editar arquivos HTML consiste em usar um editor do tipo DreamWeaver MX, Microsoft FrontPage entre outros. Estes editores WYSIWYG permitem criar as páginas num ambiente gráfico sem que o usuário necessite  conhecer a linguagem HTML. No entanto, estas aplicações apresentam diversas deficiências na qualidade do HTML que produzem. Apesar de as versões mais recentes produzirem código de melhor qualidade, elas continuam muito longe da perfeição, o que obriga os usuários a editar manualmente partes do HTML produzido para corrigir os erros. Se não quiser desistir de usar a sua aplicação preferida mas quer produzir bom HTML então terá de ser capaz de corrigir o código que ela produz.

Abra o seu editor de texto (ex: Bloco de Notas)  e digite a estrutura mínima para um documento HTML conforme mostrado no campo de formulário abaixo.

Estrutura mínima de um documento HTML

Salve o arquivo em uma pasta qualquer como sendo do tipo texto e extensão .htm

Você acabou de gerar uma página simples!



Abra o arquivo no navegador.
Na pasta onde foi salvo dê um duplo clique no arquivo ou também poderá arrastar o ícone do arquivo para dentro do navegador.

 


Se quiser praticar, na  caixa de Teste on-line abaixo digite ou cole a estrutura mínima de um documento HTML,  e entre as Tags <TITLE> </TITLE> digite um título para a página. Entre as Tags <BODY> <BODY> digite um texto qualquer. Clique no botão Testar para visualizar a página gerada com o código.

Teste on-line:


Deve-se usar a extensão .htm ou .html?
Os nomes dos arquivos criados em HTML devem ter a extensão .html, mas a extensão .htm ainda é usada. Este fato é uma herança dos tempos do MS DOS e do Windows de 16 bits, em que os nomes dos arquivos tinham no máximo 8 caracteres e as suas extensões não podiam ter mais de 3 caracteres. Estas restrições já foram superados e portanto deve-se usar a extensão HTML a não ser que haja um bom motivo para se usar extensão HTM.


TAGS de Comentários


Tudo que for digitado dentro da TAG <!--  --> será desprezado pelo navegador. 
Este comando é utilizado para se fazer anotações para facilitar a manutenção das páginas.
Através deles podemos explicar o que se deseja com cada comando. Exemplo: <!--isto é um comentário -->
Pratique na  caixa de Teste on-line acima!

Código Fonte

Quando desejamos fazer qualquer modificação em um elemento (texto, figura etc...) de uma  página, como por exemplo modificar a cor do texto, é necessário editar o código fonte da página. Se o arquivo está armazenado no local é possível dar um clique com o direito no ícone do arquivo e no menu apresentado escolher "Abrir com" > "bloco de notas" ou seu editor de texto preferido..