is_null

is_null ( $variavel ) - verifica se uma dada variável é NULL, retornando TRUE se a variavel é null, FALSE caso contrário.

Null

Se você já se deparou com o tipo de dados NULL, ode ter ficado um tanto confuso. Afinal o que é NULL. ? Vamos a definição do HELP:

Null
Um valor que indica dados ausentes ou desconhecidos em um campo. Você pode usar valores Null em expressões. Valores Null podem ser inseridos em campos dos quais informações são desconhecidas, assim
como em expressões e consultas. Alguns campos, como aqueles definidos como contendo a chave primária, não podem conter valores Null.

 

Null é diferente de zero(0) , é diferente de uma string vazia ("") , e, é diferente de uma variável que não foi inicializada (empty); o Null é alguma coisa indefinida...

O comportamento do Null quando usado em expressões pode enganar, vejamos :

Null - Null é igual Null é não igual a zero ( 0 )
Null + 7 é igual a Null e não igual a 7
Null = Null é igual a Null e não igual a True
 

Muitas tabelas de banco de dados possuem campos que não contém valor. Um campo que não contém valor pode possuir um Null ( Nulo) ou uma sequência vazia ("").

Um valor Null pode indicar que a informação existe mas é desconhecida, ou seja , se um campo "Telefone" não contém valores pode indicar que ou o cliente não possui telefone ou que o seu telefone não é conhecido.

Geralmente usa-se Null para indicar que o campo não contém valores conhecidos. Usamos uma sequência vazia para indicar que , no caso do campo "Telefone", o cliente não possui telefone.

Para que um valor Null seja inserido em um campo , defina a propriedade Required como Not ( ou deixe a caixa de opção desmarcada) e abandone o campo em branco.

Para inserir uma sequência vazia atribua aspas duplas sem espaços ao campo. ("").

Para determinar se uma expressão ou campo é Null utilize a função is_null. Assim para determinar se uma variável possui contém um Null fazemos:


MyCheck = IsNull(MyVar)   'Retorna False.

MyVar = ""
MyCheck = IsNull(MyVar)   ' Retorna False.

MyVar = Null
MyCheck = IsNull(MyVar)   ' Retorna Tru
Exemplo 1:
<?php
$variavel1 = TRUE;
if (is_null($variavel1))
{
echo 'Variavel é NULL';
}
else
{
echo 'Variavel é não NULL';
}
?>
Resultado: Variavel é não NULL


Exemplo 2:
<?php
$variavel2 = NULL;
if (is_null($variavel2))
{
echo 'Variavel é NULL';
}
else
{
echo 'Variavel é não NULL';
}
?>
Resultado: Variavel é NULL


Exemplo 3:
<?php
if (is_null($variavel3))
{
echo 'Variavel2 é NULL';
}
else
{
echo 'Variavel2 é não NULL';
}
?>
Resultado: Variavel2 é NULL